A valorização dos seminovos
Na última edição do Rio Boat Show, realizada entre os dias 27 de abril e 3 de maio na Marina da Glória, Rio de Janeiro, as novidades apresentadas pela Schaefer Yachts chamaram a atenção do mercado. O estaleiro catarinense se consagrou no evento como o maior fabricante de luxo brasileiro após o lançamento da Phantom 600, a primeira lancha com comando 100% digital do país e avaliada em R$ 5 milhões.
A Phantom 600 já tem toda a sua produção para o restante do ano encomendada, mas o burburinho causado pela Schaefer em seu estande de mais de 400 m² no Rio Boat Show não se restringiu ao modelo de 60 pés. Outro destaque da empresa que lidera o mercado nacional de barcos de alto padrão foi o seu programa de seminovos. Algo sem paralelo no segmento, de acordo com o gerente de marketing Hemerson Diniz.
"Esse é um formato que nós apresentamos em abril e que representa um nicho vibrante que tem o seu estoque a todo o momento renovado", afirmou Hemerson, em entrevista ao Portal Náutico. "Ainda não temos um balanço completo de nossos resultados, no entanto, podemos adiantar que, com menos de dois meses, o nosso estoque já diminuiu sensivelmente", completa.
Em sua estratégia de atuação no mercado, a Schaefer Yachts prefere não revelar, mas conta com um cálculo da margem de lucro que projeta atingir com as revendas desses seminovos que, prossegue Hemerson, não ficarão a dever para nenhum outro barco. "O cliente estará comprando um seminovo Schaefer com todas as características de um barco novo", promete. Veja abaixo a íntegra da entrevista.
Portal Náutico: Como surgiu a ideia para a criação desse programa?
Hemerson Diniz: Esse formato é inédito no segmento, uma novidade Schaefer Yachts. O nicho de seminovos é vibrante e tem o estoque sempre renovado. Por isso, resolvemos estender aos nossos produtos seminovos a mesma qualidade de entrega dos barcos novos durante o Rio Boat Show, em abril deste ano.
Portal Náutico: Os clientes se sentem atraídos pela compra de seminovos?
Hemerson: Normalmente, o cliente do seminovo é aquele que está entrando no meio náutico, quer experimentar e aprender sobre navegação. Outra situação é o cliente que quer fazer um upgrade em seu barco, ou seja, passar de uma Phantom 300 para uma Phantom 360, de uma 385 para uma Phantom 500 e assim por diante. São clientes que buscam qualidade em tudo. Por isso, o programa Seminovos High Class.
Este programa trabalha com barcos exclusivamente da marca Schaefer, acima de 2007. São barcos que passam por uma criteriosa avaliação e revisão antes de serem disponibilizados para venda. São vários itens revisados, entre eles: revisão geral elétrica, revisão geral de motor, revisão geral de estofamentos, revisão geral de eletrônicos, revisão geral de pintura, polimento completo, revisão geral de toldo etc. O barco sai com todos os itens em funcionamento pleno.
Portal Náutico: E barcos de outras marcas, vocês também aceitam?
Hemerson: Dependendo da negociação, sim. Mas ficamos restritos a algumas marcas.
Portal Náutico: Os barcos recebidos são apenas como parte de pagamento para produtos da Schaefer ou vocês adquirem um Schaefer sem que ele seja necessariamente a base de troca?
Hemerson: Muito difícil. Quando isso ocorre, o que é muito raro, direcionamos o barco para um cliente interessado.
Portal Náutico: Ao receber um barco como esse, qual o procedimento padrão?
Hemerson: Após entrar como parte de pagamento, por exemplo, o barco usado passa por uma criteriosa avaliação e revisão, antes de ser disponibilizado para venda. Barcos de outras marcas são igualmente revisados.
Portal Náutico: Os valores desses barcos geralmente são abaixo de mercado?
Hemerson: A avaliação de um seminovo que entra como parte de pagamento de um novo é feita de acordo com o valor de mercado. Nosso interesse maior é promover o acesso deste cliente aos nossos barcos. O seminovo é apenas moeda de troca. O objetivo do estaleiro não é possuir um grande estoque de usados.
Portal Náutico: Como tem sido a recepção no mercado?
Hemerson: Os seminovos High Class vêm tendo uma receptividade muito boa. Por ser um produto diferenciado, todo revisado e com garantia adicional, o cliente vê como uma grande vantagem em relação à concorrência. Ele está comprando um seminovo Schaefer com todas as características de um barco novo.
Portal Náutico: Qual o balanço parcial que vocês fazem desse programa?
Hemerson: Nossa ideia é realizar um balanço completo a cada seis meses. O que podemos adiantar é que, em menos de 60 dias de lançamento, nosso estoque já diminuiu sensivelmente e a busca por um High Class, por parte dos cliente, é grande.