Um motor sem helice.
Os chamados Jet Boats são barcos movidos a hidropropulsão, ou seja, através de um sistema que capta água do fundo do barco e depois é injetada para trás por um rotor.
Tal sistema foi desenvolvido em 1954 por Sir William Hamilton, com a finalidade de navegar em rios rasos e rochosos característicos da Nova Zelândia , já que o calado destes barcos costumam ser menores e a ausência de hélice acabam por fazer uma navegação mais segura neste meio.
A utilização deste sistema não se limita a pequenas embarcações rígidas e a infláveis, não existe limitação de tamanho. A aplicação de hidropropulsão é comum em embarcações de alta velocidade, como ferry-boats, embarcações de salvamento, patrulhas marítimas, turismo de aventura e de abastecimento a navios.
O ponto forte do jet boat é a alta velocidade que podem atingir, a fácil manobrabilidade e por ter um pequeno calado permite explorar locais que outras lanchas não alcançam. Os únicos pontos negativos é a sucção de lixo que pode acontecer ao navegar e a vida deste motor é menor quando comparada a um outro propulsor de popa.
Por: Bruna Tau
www.navyblue.com.br