O Rei e seus
O balanço das ondas não incomoda. Explica-se: Roberto Carlos se diz uma pessoa do mar. É de lá, por exemplo, que muitas vezes o Rei sai direto para os palcos. Isto, claro, em caso de shows durante cruzeiros. Foram muitos ao longo de sua carreira. Mas ele não se cansa e está em plena turnê novamente. Não se cansa também de seus iates. "Do mar", o cantor conta hoje com duas embarcações em seu patrimônio. A última delas adquirada no final de setembro por R$ 45,2 milhões e batizada de "Lady Laura IV".
Homenagem à mãe, falecida no ano passado. Não foi a primeira. "Lady Laura IV" é uma mostra do amor do Rei pela mãe, que costumava acompanhá-lo em seus períodos de descanso e lazer pelas águas brasileiras. Era figura fácil em "Lady Laura III", em viagens mais curtas. Na ausência de sua figura materna, relatam amigos mais próximos, Roberto Carlos tinha como hábito ligar sempre para saber como ela estava.
Em outra ligação, na década de 80, o cantor ficaria sabendo da morte do pai. As homenagens, ainda assim, prosseguem. De "Lady Laura I" até a compra de "Lady Laura IV", se passaram cerca de 30 anos. Os dois primeiros barcos não se encontram mais sob a posse do Rei. Além de seu projeto mais recente, ele conserva "Lady Laura III" em sua vida. Uma história de amor pela família e também pelo mar, contada, de forma particular, por cada uma dessas embarcações. Saiba mais a respeito desse roteiro que começa com calhambeques e termina com iates.
Lady Laura I - Negociado ao lado de "Lady Laura II" depois que Roberto Carlos adquiriu "Lady Laura III", foi a partir de suas acomodações que chegou às casas dos brasileiros o primeiro especial de fim de ano da Rede Globo com a sua voz, em 1974. O programa foi ao ar em 24 de dezembro e relembrava a infância do cantor em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. Antes da ideia de apelidar os barcos com o apelido carinhoso pelo qual sua mãe ficou conhecida, ele teve também o iate "Dona Laura" e a lancha "Falando Sério", no início dos anos 70.
Lady Layra II - 20 metros de largura, distribuídos sob um design algo retrô e que, hoje, após passar pelas mãos de alguns donos, pertencem a um famoso advogado paranaense que prefere manter seu nome sob sigilo. Não revela sua graça, mas preserva ainda o nome de batismo da embarcação da década de 80, como já puderam concluir algumas pessoas que cruzaram com o barco em lugares como o Iate Clube de Caiobá.
Lady Laura III - Fabricado sob medida, com tudo aquilo que o Rei julgava necessário ao longo de oito anos para se aproximar da perfeição, o iate só não chamou mais a atenção que o episódio inusitado ocorrido no fim dos anos 80 e que envolvia uma investigação que a Polícia Federal empreendeu em seu interior atrás de supostas armas que estariam lá por conta de uma operação de contrabando. Esclarecida a polêmica, o cantor chegou a declarar à revista "Manchete", pouco depois, que não tinha o que temer. Não tinha mesmo. Mas, sim, que curtir após o alto investimento feito na embarcação que hoje se encontra em reforma e conta com cinco suítes, sala de estar e jantar, além de ampla cozinha e áreas de lazer em seus 38 m.
Lady Laura IV - Uma versão menor e mais moderna de seu antecessor. Gerava tamanha ansiedade em Roberto Carlos que ele não se conteve em aguardar a sua vinda ao Rio de Janeiro e viajou até Maceió com seu jato particular para conhecer o iate de 35 m de comprimento, o primeiro modelo da italiana Falcon no Brasil. O cantor já tinha ido até os Estados Unidos, em maio deste ano, para conferir os últimos detalhes da embarcação que dispõe de cinco suítes, salas de estar e de jantar, cozinha completa e escadaria circular. Um luxo ao alcance até mesmo de sua tripulação - cinco camas e três banheiros são dedicadas a ela.