Um marco na América Latina
Um superiate inteiramente construído no Brasil? OK, não há nada de novo nisso. A não ser, claro, que estejamos falando de uma embarcação concebida com objetivos audaciosos. Até lá, ainda será preciso esperar algum tempo, mas, se depender da MCP Yachts, o Hemisphere 140 assumirá dentro de dois anos o posto de maior iate produzido em alumínio na América Latina.
Com influência holandesa - justificada pela participação do escritório de arquitetura Vripack no desenvolvimento do casco -, a embarcação é tratada como um divisor de águas em seu setor no Brasil.
"É um marco na construção naval do País. Durante a fase de projeto, tivemos a presença de profissionais holandeses junto a nossa equipe de design e engenharia para forjar algo de excepcional desempenho. Esse iate terá como grande chamariz as acomodações inovadoras. Tudo para proporcionar o perfeito equilíbrio entre os espaços internos e externos e oferecer máxima versatilidade e aproveitamento dos ambientes", explica Denis Fidalgo, gerente de marketing da MCP.
Com construção prevista para a unidade de Guarujá da empresa, o Hemisphere terá 140 pés (42,5 m de comprimeito) e acomodará até dez convidados em seus quatro conveses. Tudo pensado para que os usuários possam tirar proveito de uma experiência única em alto-mar.
O ambiente interno do superiate contém cinco suítes imaginadas como pontos de refúgio para aqueles que quiserem pernoitar gozando de tecidos e acabamentos dos mais finos. São quatro cômodos simétricos, com direito a lavanderia exclusiva, e um quinto, de maiores proporções, apresentando a mesma boca da embarcação (8,20 m).
"É algo de extremo luxo e sofisticação. E que, a exemplo de todo projeto da MCP, dispõe também da possibilidade de customização de interiores e equipamentos", revela Fidalgo.
Ostentando a classificação do Lloyd's Register de Londres, o Hemisphere navega a uma velocidade máxima de 19 pés, impulsionada por dois motores Caterpillar C32 ACERT 1825BHP. Há ainda outras opções de motorizações a serem controladas pela tripulação, sem que esta interfira na privacidade dos convidados.
"Exceção feita ao capitão e o chefe de máquinas, os alojamentos dos tripulantes estão posicionados na proa do convés inferior. O Hemisphere foi projetado para que eles tenham acesso a todos os conveses e partes importantes da embarcação. Sem que isso signifique, obviamente, que venham a circular pela área dos convidados", afirma Denis, acrescentando que a tripulação é formada por oito pessoas.
Tanta preocupação com o conforto de seus usuários tem razão de ser. Nos conveses da embarcação, é possível encontrar a jacuzzi e grandes áreas de solário que oferecem, dentre outras coisas, refrigeradores, grill e área para refeições. Há ainda um salão com mesa de jogos, sala de TV e bar.
Tudo isso sem deixar de se atentar aos critérios de segurança. Alternativas de lazer, os jet skis, assim como os botes de apoio, estão distribuídos na proa conforme as novas normas de segurança internacional para embarcações transoceânicas.
"A assinatura do contrato de construção desse novo projeto é motivo de orgulho para a MCP Yatchs. É o maior já construído na América Latina, representando, volto a falar, um marco no Brasil", diz Fidalgo.